SEPUTAMENTO DO BISPO DOM REINALDO

31/01/2011 20:17

 
Após os funerais de três dias, o corpo do Dom Reinaldo Pünder [primeiro bispo e fundador da Diocese de Coroatá - MA] foi enterrado no último dia 18 (terça-feira). 
Logo nas primeiras horas da manhã, na Catedral "Nossa Senhora da Piedade"lotada,  uma cerimônia de despedida teve início com a presença de Bispos de todo o país, familiares, lideranças políticas, evangélicos, umbandistasm e leigos. Representantes de vários segmentos manifestaram em discurso seu sentimento de pesar, realizando ainda uma última homenagem ao Bispo.
D. Sebastião Bandeira, comovido, fala para a irmã e os sobrinhos de D. Reinaldo
 
A Governadora Roseana Sarney não podendo estar presente, em razão de compromissos assumidos anteriormente, pediu ao vice-governador Washington Luís (PT) e ao Secretário de Articulação Política Hildo Rocha que a representassem no funeral.
"O falecimento de D. Reinaldo é uma grande perda não só para Coroatá, mas para toda a Igreja do Maranhão. Contudo, o seu legado permanecerá vivo na memória de todos da Diocese" declarou o vice-governador.
Já o Prefeito Luís da Amovelar, que decretou luto oficial de três dias, enfatizou o sentimento de perda do município. "Coroatá perde não apenas o seu pastor, mas um amigo, conselheiro e que sempre trabalou incansavelmente para o bem desta terra" finalizou.
Luís da Amovelar, Washington Luís e Hildo Rocha assistem compenetrados à toda a cerimônia
 
Antes do enterro, o corpo seguiu para uma procissão pelas principais ruas da cidade. Segundo cálculos fornecidos à este blog pelo comando da Polícia Militar, mais de cinco mil pessoas fizeram-se presentes em todo o cortejo fúnebre. Por onde o cortejo passava, populares expressavam seu sentimento das mais diversas formas: com cartazes, fotos do Bispo, flores, etc.
 Cortejo em frente à livraria São Carlos [de propriedade da Diocese], no detalhe uma faixa da Prefeitura expressa o sentiento do município
Multidão que acompanhava o cortejo 
Bandeira do Colégio Diocesano de Coroatá, fundado por Dom Reinaldo, sobre o carro que o levava 
Multidão que acompanhava o cortejo 
 
Após o cortejo, por volta do meio-dia, o corpo  novamente seguiu para a Catedral, onde foi sepultado no Jardim, em local escolhido por Dom Reinaldo.
 
Populares se aglomeravam para darem seu último adeus ao seu bispo 
Sepultamento

Apesar dos portões da Catedral terem permanecido aberto durante todo o sepultamento, centenas de pessoas não conseguiram entrar para acompanharem de perto. A organização do uneral já prevendo, disponibilizaram a TV Nazaré e a Rede Vida de televisão para transmitirem ao vivo toda a cerimônia.
Populares que não conseguiram adentrar a Catedral e acompanhar o sepultamento de perto

Após o intenso sol forte que predominou durante toda a manhã, assim ficou o céu no momento exato do sepultamento

FONTE:https://saddamhn.blogspot.com/