FUNERAL DE DOM REINALDO LEVA MILHARES DE FIEIS AS RUAS

18/01/2011 21:29

 

O corpo de Dom Reinaldo Pünder foi sepultado na manhã desta terça-feira (18), em Coroatá – MA. Dom Reinaldo faleceu aos 72 anos, em sua residência oficial, na Fazenda Esperança, vítima de um câncer no pâncreas, descoberto há um ano e meio.

O velório de Dom Reinaldo aconteceu durante dois (02) dias na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Coroatá. Por volta das 8h da manhã, foi realizada uma missa de corpo presente na Catedral diante de uma multidão de fiéis e familiares do Bispo. Houve ainda, a participação de mais de vinte (20) autoridades eclesiásticas do Maranhão e de outros estados, entre elas, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Bispo da Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão) e o Arcebispo de São Luís – MA, Dom José Belisário da Silva. Participaram também, representantes dos municípios abrangidos pela Diocese, entre eles o prefeito de Codó (a maior cidade da Diocese), Zito Rolim e o prefeito de Coroatá, Luís Mendes, além da presença do vice-governador do Estado, Washington Luís.

No decorrer da missa que teve cerca de três (03) horas de duração, muita emoção dos fieis que foram dar seu último adeus a Dom Reinaldo. O eclesiástico ganhou o carinho e admiração dos católicos e seguidores de outras religiões, principalmente dos pobres, por defender com veemência a classe dos menos favorecidos e tinha sempre uma frase de conforto para as pessoas que o procuravam atrás de ajuda: “Buscai primeiro o Reino de Deus”.

Antes do sepultamento, todo mundo saiu em caminhada seguindo o corpo de Dom Reinaldo que percorreu em carro aberto principais ruas da cidade retornando para a Catedral onde foi sepultado no claustro da própria igreja.

A Diocese de Coroatá vai continuar sob a administração de Dom Sebastião Bandeira Coelho, Bispo Coadjuntor, que já estava no comando da Diocese desde 2009.

Fonte: https://www.albertobarros.blog.br/2011/01/18/multidao-acompanha-sepultamento-de-dom-reinaldo/

Dom Valdeci Mendes, bispo de Brejo, disse que foi uma grande perda para todos nós o falecimento de Dom Reinaldo, sobretudo por ter sido o primeiro bispo daquela Diocese. “Dom Reinaldo deixou um grande legado religioso”, destacou ainda Dom Valdeci.

Dom Sebastião Bandeira, que vai substituir Dom Reinaldo, disse que é muito difícil substituir Dom Reinaldo, pois ele sob conduzir com muito amor e responsabilidade a Diocese de Coroatá.

As vinte paróquias da Diocese de Coroatá prestaram homenagens de agradecimento pelo carinho e pela dedicação de Dom Reinaldo na condução do seu rebanho. Arari esteve presente na solenidade de sepultamento com uma grande caravana, e prestou também sua homenagem ao nosso bispo, cantando o refrão do hino de Bom Jesus dos Aflitos.

O Vaticano enviou uma carta de condolências ao bispo Dom Sebastião, lamentando a perda irreparável do bispo Dom Reinaldo. Dom Valdeci, por ser muito próximo a Dom Reinaldo, foi escolhido para ler publicamente a mensagem enviada pelo Vaticano. A Conferência dos Bispos do Brasil – CNBB – em nota disse que o Maranhão perdeu um grande homem, e Coroatá perdeu um grande líder espiritual.

Fonte: https://www.albertobarros.blog.br/2011/01/18/multidao-acompanha-sepultamento-de-dom-reinaldo/                      

Fotos Fonte: https://saddamhn.blogspot.com/2011/01/igreja-de-luto-falece-dom-reinaldo.html